Conto Pausa de Moacyr Scliar
Público-alvo:
9º ano. Objetivo: Explorar
as capacidades de leitura em um conto contemporâneo.
Competências e habilidades:
Competências e habilidades:
- Inferir elementos da narrativa; reconhecer elementos da narrativa; analisar características do conto e desenvolver competência leitora.
- Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.
Estratégias
de leitura:
Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses
- O que sugere o título "Pausa" ?
- Quais são as hipóteses plausíveis para a resposta à primeira pergunta da esposa da personagem principal "Vais sair de novo, Samuel?" ?
- O que sugere a segunda fala da mesma personagem "Todos os domingos tu sais cedo" ?
Localização
de informações; comparação de informações; generalizações
- Como é o ambiente do conto e quais são as características da personagem principal? Que tipo de vida leva? (Descrição de um ambiente urbano e de personagens de classe média).
Produção
de inferências locais; produção de inferências globais
- Locais: Alguma referência ao nome "Samuel" ? (nome judeu, povo que tem apego ao trabalho)
- Por que a personagem prepara sanduíches para levar em suas saídas aos domingos?
- Por que a ida ao mesmo hotel todos os domingos?
- Por que é conhecido por outro nome lá? (Isidoro)
- Globais: Como é o relacionamento dele com a esposa? (Provavelmente não é um bom relacionamento; a esposa é rude, tem hábitos grosseiros)
- Como ele reage ao apelo das mulheres no hotel? (Ele as ignora)
Recuperação
do contexto de produção; definição de finalidades e metas da
atividade de leitura
- O que você sabe sobre o autor?
- Que época parece ser registrada no conto?
- Há conflitos em questão?
- Você já leu outros contos do mesmo autor?
- Você já leu outras histórias de temática semelhante a do conto?
Percepção
das relações de intertextualidade; percepção das relações de
interdiscursividade
- Comparar o texto com a música "Cotidiano", de Chico Buarque, para a percepção da questão da ruptura da rotina diária.
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me
sacode às seis horas da manhã
Me
sorri um sorriso pontual
E
me beija com a boca de hortelã
Todo
dia ela diz que é pra eu me cuidar
E
essas coisas que diz toda mulher
Diz
que está me esperando pro jantar
E
me beija com a boca de café
Todo
dia eu só penso em poder parar
Meio-dia
eu só penso em dizer não
Depois
penso na vida prá levar
E
me calo com a boca de feijão
Seis
da tarde, como era de se esperar
Ela
pega e me espera no portão
Diz
que está muito louca prá beijar
E
me beija com a boca de paixão
Toda
noite ela diz prá eu não me afastar
Meia-noite
ela jura eterno amor
Me
aperta prá eu quase sufocar
E
me morde com a boca de pavor
Todo
dia ela faz tudo sempre igual
Me
sacode às seis horas da manhã
Me
sorri um sorriso pontual
E
me beija com a boca de hortelã
Percepção
de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e /ou
afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos
e/ou políticos
- Estudo de música e de filme: Linguagem sonora e audiovisual
- As relações conjugais estão estáveis hoje em dia?
- De que forma a pressão do dia a dia influencia o comportamento das pessoas?
Recursos:
- Disponibilização do texto escrito para todos os alunos da sala.
- Execução da música "Cotidiano".
Avaliação:
- Avaliação escrita sobre a compreensão das ideias principais e da situação retratada no conto.
- Sugestão: proposta de produção de texto argumentativo sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário