quarta-feira, 12 de junho de 2013


Situação de aprendizagem


Crônica: Avestruz de Mário Prata



Público Alvo: 7 º ano


Competências e habilidades: Explorar , desenvolver e ampliar as capacidades de leitura e escrita.


Ativação do conhecimento de mundo/ Antecipação ou predição (levantamento de hipóteses):

(Antes da leitura do texto propriamente dito, serão feitas perguntas sobre o assunto, visando garantir a socialização de conhecimentos)

  • Você conhece um avestruz?

  • Já viu um avestruz?

  • Como você imagina que seja?

Apresentação do título:

  • Apresente o título do texto AVESTRUZ , peça aos alunos que anotem a opinião deles a cerca desse título para conferi-la após ouvirem a crônica;

  • Por meio de perguntas, explore um pouco esse título: Esse texto desperta sua atenção? Sim ou não? O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto da crônica?Você pode imaginar o cenário?

Checagem de hipóteses

1ª Leitura feita pelo professor ( texto impresso )

(Durante a leitura da crônica o professor deve ir retomando as hipóteses( antecipações ) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas).

Localização de informações, comparações e generalizações

(O professor pode solicitar que, durante a leitura, os alunos utilizem “procedimentos tais como sublinhar informações relevantes para buscar passagens essenciais e abandonar informações periféricas)
  • Elementos da narrativa;
  • Comparação da avestruz com um ser humano;
  • Pesquisa sobre avestruz e comparar com o que já conheciam sobre a ave;
  • Recontar oralmente a história.
  • Ter um avestruz como um animal de estimação: sim ou não?
  • Que animais são indicados para se ter como estimação?

Produção de inferências locais e globais:

(Deve-se levar o aluno a deduzir o sentido das palavras desconhecidas)
  • Perfil da personagem ( classe social, educação)
  • Levantamento das palavras desconhecidas (dedução/dicionário)
  • Qual o posicionamento do narrador em relação ao avestruz? Compare com trechos do texto.

Recuperação do contexto de produção;definição de finalidades e metas da atividade de leitura:

  • Gênero – crônica;
  • Apresentação do autor;
  • Lugar social que ocupa;
  • Esfera social em que o texto circula;
  • Veículo em que é divulgado;
  • Momento histórico em que foi produzido;
  • Intenções comunicativas do autor.

Percepção de relações de intertextualidade e interdiscursividade:

(Nesse momento o leitor estabelece relações com o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, por meio de comentários, perguntas, retomadas, solicitação de pesquisas etc. )

  • O Reformador do Mundo – Monteiro Lobato;






    O REFORMADOR DO MUNDO
                                  Monteiro Lobato

    Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estaria errado e a natureza só fazia asneira.
    - Asneira , Américo?
    - Pois então?... Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeira enorme sustentando frutas pequeninas, e lá adiante vejo uma colossal abóbora, presa ao caule de uma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabeiras para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira. Não tenho razão?
    Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.
    Mas o melhor, concluiu, é não pensar nisto e tirar uma soneca à sombra destas árvores, não acha?
    E Pisca-Pisca, piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira.
    Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com um mundo novo, reformado inteirinho pelas suas mãos. Uma beleza!
    De repente, no melhor da festa, plaft! Uma jabuticaba cai do galho e lhe acerta em cheio o nariz.
    Américo desperta de um pulo. Pisca-Pisca medita sobre o caso e reconhece, afinal, que o mundo não era tão mal feito assim. E segue para a casa refletindo:
    - Que coisa!... Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim, a primeira vítima teria sido eu? Eu, Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora por mim posta no lugar da jabuticaba? Hum! Deixemo - nos de reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bem.

    E  Pisca-Pisca continuou a piscar pela vida à fora mas já sem a cisma de corrigir a natureza.


  • A bola – Luis Fernando Veríssimo ( vídeo youtube)





Percepção de outras linguagens; estética; afetiva;valores:


  • Imagens – fotografias dos locais;
  • Desenhar a avestruz conforme a descrição do texto;
  • Propaganda – Cerveja ( recriando o mundo);
  • Análise das “vontades” – consumismo
  • Questionamento: Seria correto uma avestruz em um apartamento?

    Quais consequências poderiam ocorrer?


Avaliação: Produção escrita (em grupo) de um pequeno livro com uma HISTÓRIA EM QUADRINHOS com base na Crônica: AVESTRUZ; apresentações dos trabalhos para a sala. (socialização dos trabalhos e discussão oral sobre conquistas e desafios ao decorrer da produção do livro).
A construção coletiva de um texto – o fazer junto- possibilita aos alunos uma experiência modelar, que vai ajudá-los na elaboração da escrita individual.

Referências Bibliográficas

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade – 2012.






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